Volta às aulas- Da lagarta à borboleta

atividade de volta às aulas lagarta e a borboleta

Para mais detalhes sobre esse Projeto de Volta às aulas assista o vídeo explicativo abaixo:

Este é um Projeto de Volta às aulas indicado para os anos finais do Ensino Fundamental II (3º, 4º e 5º anos). É formado por 10 páginas contendo atividades de acordo com a BNCC e com a indicação do código da habilidade contemplada, além da capa ilustrativa.

Se baseia no processo de metamorfose das borboletas, dessa forma pretende-se que o aluno compreenda a mensagem implícita nesse processo, de que para crescermos e evoluirmos devemos passar por diferentes fases, que nos exigem diferentes esforços de nossa parte.

Na primeira página do Projeto de Volta às aulas você encontra a fábula "A lição da borboleta" com uma pequena interpretação da história lida, destaque junto aos alunos o gênero trabalho e os elementos que o compõem, bem como sua finalidade, pois reconhecer diferentes gêneros textuais é uma habilidade a ser trabalhado com os estudantes e contribui para uma melhor interpretação textual. Aproveite também a história para elaborar as regras e combinados da turma, você poderá utilizar a analogia entre a lagarta virar borboleta e o aluno aprender durante todo o ano letivo. Se quiser aprender ("virar uma borboleta"), precisará se esforçar. Na segunda página do projeto, aproveitou-se a quantidade de espécies dee borboletas existentes no Brasil, aproximadamente, para propor a composição e decomposição dos numerais. Tal conceito é muito importante, pois reconhecendo as características do sistema de numeração decimal é que os alunos serão capazes de ler e escrever qualquer numeral. É interessante colocar visível na sala um quadro de valor posicional para consulta durante todo o ano letivo.

Na terceira página do projeto, há um texto informativo sobre "Como a lagarta se transforma em borboleta" e uma interpretação textual. Novamente, destaque junto aos alunos o gênero trabalho e os elementos que o compõem, bem como sua finalidade, é interessante que crie, de forma coletiva, mapas conceituais sobre cada gênero, facilitando, dessa forma, o processo de consolidação de tal habilidade. Na próxima atividade, há a proposta da realização de uma pesquisa, que, caso a turma não tenha acesso à internet ou livros, seja na escola ou em casa, você (professora ou professor) poderá trazer um texto sobre o tempo de vida da borboleta Monarca em cada fase, sendo possível assim o preenchimento da tabela com as informações encontradas. Após a finalização da tabela, também é proposto a criação de um gráfico, que pode ser feita no laboratório de informática, fazendo uso da ferramenta de planilhas, ou em sala, através de caderno ou folha quadriculada.

Na quinta página temos o poema "As borboletas" de Vinicius de Moraes com a interpretação textual, onde devem ser levantadas e discutidas as características do gênero, temos também a identificação de rimas e separação de sílabas bem como sua classificação de acordo com a quantidade de sílabas, a qual você poderá dar continuidade no caderno com outras palavras. Tal habilidade permitirá a compreensão de regras de acentuação. Na sexta atividade é proposto o trabalho com medidas de comprimento, aproveitando o comprimento da maior e da menor borboleta já encontrada. Leve para a sala de aula diferentes instrumentos de medidas para que os alunos os identifique, demonstrando na prática o "tamanho" de cada unidade de medida.

Na sétima página do projeto propõem-se a elaboração de um texto instrucional para a produção de uma dobradura de borboleta, que poderá ser realizada de forma individual, em duplas, grupos ou de forma coletiva. Antes destaque as características que compõem o gênero textual em questão e realize uma dobradura passo-a-passo junto aos estudantes, para depois na produção de outra borboleta, o estudante possa ir se lembrando e elaborando seu texto. Para isso será necessário que disponibilize papel colorido cortados em forma de quadrado, recomendo também que assista em nosso canal o passo a passo de como fazer a dobradura, disponível abaixo:

>A próxima atividade de Matemática é composta por 5 situações-problemas, envolvendo as quatro operações fundamentais. Aproveite esta atividade para avaliar seus alunos acerca das diferentes estratégias utilizadas na resolução dos problemas, bem como as dificuldades encontradas nas operações matemáticas, também é interessante que compartilhem diferentes estratégias de resolução.

Na página nove há a proposta de produção de uma carta para si mesmo, dizendo como gostaria que estivesse ao final do ano. Novamente, relembre com os estudantes as características do gênero antes da produção em si. Na folha do projeto pode ser realizado o rascunho da carta e em outra folha separada o aluno pode passar o texto a limpo, ou seja, realizar as correções necessárias e essa carta pode ser guardada pelo (a) professor(a) para ser reaberta ao final do ano letivo. E, para finalizar, na última página do projeto os alunos deverão pintar com as cores correspondentes os quadradinhos indicados para formar um desenho. Nessa atividade é trabalhado a localização espacial e a introdução do conceito de pares ordenados que indicam a posição de elementos em um plano.

Espero que gostem do Projeto, pois foi realizado com muito carinho e empenho. Um maravilhoso ano letivo para tod@s nós!



HABILIDADES:


EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06- Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP09- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

EF15LP10- Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF15LP11- Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, f

EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP05- Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF35LP08- Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09- Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP12- Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

EF35LP23- Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

EF35LP27- Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

EF03LP05- Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

EF03LP13- Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP14- Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

EF04LP03- Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

EF04LP11- Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF04LP13- Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).

EF04LP19- Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

EF05LP12- Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

EF03MA01- Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

EF03MA02- Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

EF03MA06- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental

EF03MA07- Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

EF03MA08- Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

EF03MA12- Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

EF03MA18- Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

EF03MA19- Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

EF03MA28- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

EF04MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

EF04MA02- Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

EF04MA03- Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

EF04MA05- Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

EF04MA06- Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA07- Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF04MA16- Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.

EF04MA20- Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

EF04MA21- Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

EF04MA28- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

EF05MA01- Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

EF05MA07- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA14- Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

EF05MA15- Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

EF05MA19- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

EF05MA25- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade